Sim explodem, por conta das baterias!

No entanto as condições que precisam existir para isso ocorrer devem ser observadas. Existem muitos mitos e verdades sobre celulares, notebooks e até hoverboards explodindo. Relatarei neste artigo alguns cuidados que deve ter para não ser a próxima vítima.

Dormindo com o inimigo!

4-16Não é incomum as pessoas colocarem o celular para carregar a noite afim de tê-lo funcional de manhã. O perigo disto está em deixá-lo na cama ou no criado mudo ao lado. Ocorre que se o celular tiver sofrido muitas quedas, batidas ou mesmo estar com a bateria inchada, esta pode explodir durante seu sono e o resultado não será nada agradável. Veja no vídeo abaixo o quanto uma explosão destas pode causar danos, imagine ainda envolto nas suas roupas de cama?!

Observe que o celular pode explodir por sua bateria estar avariada ou superaquecer envolta em cobertores, não pelo simples fato de carregá-lo a noite.

ondas-cerebraisFora o perigo da explosão, existe também o risco de problemas no sono por ondas eletromagnéticas emitidas e recebidas pelo aparelho. Para os amantes de tecnologia, como eu, que monitoram o sono com apps no celular, recomendo fazer o que faço:

  1. Não deixo o celular carregando de noite, o carrego de manhã na minha bateria auxiliar indo trabalhar, depois deixo a bateria carregando a durante o dia ou a noite bem longe de mim. Mas só faço isso pq preciso do celular perto para monitorar o sono, do contrário, simplesmente o deixaria carregando normalmente um pouco mais afastado da cama.
  2. Como monitoro o sono, coloco o celular em modo avião, afim de desligar a transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas que atrapalham o sono.

Duas dicas simples e funcionais para evitar problemas de noite.

Se não tiver uma bateria auxiliar e precise carregar o celular de noite e perto porque ele é seu despertador, sem problemas, programe-o e coloque em modo avião, só lembrando de certificar que sua bateria não está inflada e seu celular não sofreu graves escoriações recentemente.

O que a experiência me ensinou?

Já tive diversos aparelhos eletrônicos e nunca foi cuidadoso. Cheguei a utilizar um celular da Motorolla com a bateria original inflada por 6 meses, sempre carregando perto de mim durante o sono e nada ocorreu.

Minha experiência pessoal e os poucos relatos envolvidos a nível mundial mostram que apesar do risco, os produtos originais têm um bom controle de qualidade, mas isso não nos exime de buscar informação e tomar todo cuidado possível, mas sim para não ficarmos neuróticos achando que seu aparelho é uma bomba e que pode explodir a qualquer momento.

Quanto aos outros aparelhos eletrônicos seguem a mesmas regras:

  • Evite dormir com eles muito próximos por conta da emissão de ondas.
  • Sofreu avarias como quedas, pancadas e etc, fique observando se a bateria que pode vir a estufar, causando risco de explosão. Não economize, troque, pode te custar um acidente sério.
  • Durante o carregamento, se estiver esquentando muito, busque um local mais fresco e arejado, as altas temperaturas podem fazer a bateria estragar e inchar.
  • Evite manter o aparelho dentro do carro ou no painel tomando sol, pois o carro esquenta muito, a bateria pode inchar e como a situação é muito adversa, pois a temperatura externa continuará a subir, ela pode vir a explodir, causando um incêndio em seu carro.

Os acidentes que vemos por aí são de pessoas que não têm noção que a bateria sim, pode explodir e não tem nada a ver com o simples fato de carregar na tomada, mas sim por avaria externa, ou seja, o eletrônico cai no chão, sofre sérias pancadas e a pessoa segue utilizando sem observar o estado da bateria. Outro perigo é quanto a exposição de altas temperaturas como em ambientes mal arejados ou mesmo o sol.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s