Muitos clientes, em minhas consultorias em TI, questionam sobre qual hardware utilizar em 2018 para 2019 e se possível 2020, haja vista que este tipo de profissional precisa de computadores de ponta, por vezes denominados WORKSTATIONS.

Vou exemplificar um hardware passível de compra no Brasil e EUA. Se tiverem sugestão de outros comentem abaixo que atualizo no blog!


images (7)Vamos iniciar pela GPU, mais conhecida como placa de vídeo. Atualmente as mais poderosas são da marca NVIDIA, mais especificamente da família Quadro para 3D em Workstations.

Para quem está no Brasil eu recomendo uma Nvida Quadro P2000 ou P4000, nos EUA dá para comprar a Quadro P5000 ou superior.


processor-badge-intel-icon-1x1-rendition-intel-web-550-550.png

Em termos de processador para alta performance em Workstantions as melhores opções são da Intel, sendo para o Brasil da Família i7 e EUA i9, podendo arriscar até um i9 Extreme.

Ao comprar o processador nos EUA certifique-se que o mesmo veio com Cooler FAN, do contrário compre um Thermaltake ou Corsair (se possível WaterCooler)


if_Memory_52647Com relação a Memória RAM, pode-se iniciar com 16GB desde que sua placa-mãe suporte até 64GB, pois com o advento da tecnologia é bem provável que em 2020, 64GB de RAM seja configuração de computador mediano.

Então o mínimo é 16GB DDR4, sendo 2 pentes de 8GB ou preferencialmente 32GB, sendo 2 pentes de 16GB cada.

As marcas recomendadas são Corsair ou Kingston Hyper-X


forbiddenA placa-mãe é um componente de suma importância e a sua deve não somente suportar o processador escolhido, como deve ter capacidade para suportar até 64GB de RAM em 4 slots de 16GB cada.

As melhoras marcas para o processador Intel são da própria Intel, Asus, MSI e Gigabyte. O modelo não importa muito, atente-se para ela suportar até 64GB de RAM em 4 slots de 16GB cada, pois a maioria das placas que conheço com tal suporte são boas e o preço pode variam bastante de uma marca para outra.

Ahh se esta placa tiver rede Wireless é bom, pois mesmo PC estão utilizando cada vez mais redes sem fio. Se ela não tiver tudo bem, mas atente-se para comprar um adaptador Wireless PCI ou USB.


imagesFonte de alimentação de energia é por vezes um item negligenciado, mas para suportar todo o poder de fogo supracitado, devemos utilizar uma de no mínimo 850W reais. As marcas mais comuns são: Corsair e EVGA.


ssd-vs-hddO HDD e SSD são importantes componentes para o bom desempenho de sua Workstation, sendo que na atualidade o ideal é trabalhar com ambos, pois ambas tecnologias apresentam vantagens e desvantagens.

Um HDD de 1TB ou superior e outro SSD de 250GB ou superior são suficientes para suportar uma boa Workstation.

Observe que dois SSDs de mesmo tamanho, ou seja, 250GB podem ter valores bem diferentes por conta do tempo de acesso para leitura e escrita, ou seja, quanto menos tempo ele gastar para ler e escrever dados, mais caro é.

As marcas comuns de HDDs são WD e Seagate, já os SSDs são Corsair, Crucial e Kingston Hyper-X.


Itens como gabinete, gravador de DVD’s, teclado, mouse, webcam e monitor podem ser comprados no Brasil e EUA sem muita diferença no valor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s