Posto muitas coisas sobre nutrição neste blog e recentemente precisei buscar informações sobre a nutrição do meu PET, resolvi compartilhar com vocês o conhecimento adquirido.

P_20180317_161420_BFNosso Pipoca começou a crescer e naturalmente comer mais. Nisso me deparei com a dúvida, continuo dando a ração indicada pelo canil onde o comprei, uma das mais caras, ou opto por uma mais em conta? Lembrando sempre que uma ração “mais barata” nem sempre é de menor qualidade, basta saber identificar isso.
Enfim, buscando informações, independente de marcas, descobri que temos 3 tipos de rações: Normal, Premium e Super Premium

A diferença está basicamente na matéria prima que compõem as rações e que resultam em uma nutrição maior e com menos ração, consequentemente gerando menos fezes, fezes com odor menos desagradável,  pelo mais bonito e saudável, hálito menos desagradável, mais energia e etc. Sendo assim, esteja sempre atento a estas informações na embalagem da marca que for comprar.

Ração Normaltudo-sobre-racao-cachorros-02-640x422Estas rações são balanceadas, entretanto a qualidade da proteína utilizada é inferior. Contêm farinha de carne e ossos, glúten de milho, gordura animal, etc. Os animais vivem perfeitamente bem com estas rações, entretanto têm que ingerir um volume grande para adquirir os nutrientes na quantidade necessária. Não são “ideais” quanto à digestibilidade porque se alcança o percentual de proteína com ingredientes de menor digestibilidade como a soja ou o glúten. Sendo assim a quantidade de fezes também será maior, pois o organismo do animal não consegue absorver muti do que se tem na ração. Estas rações geralmente possuem uma grande quantidade de palatabilizantes. Corantes e conservantes também são muito utilizados pelos produtores.

Devo salientar que o fato de utilizar uma ração premium, ou super premium como falaremos em seguida, não necessariamente significa gastar mais, pois como verá no restante do artigo, uma ração de maior qualidade causa maior saciedade com uma menor quantidade ingerida.

Ração Premiumracao-premium-vs-super-premium-3-1021x500São produtos de primeira qualidade em nutrição canina, porém mais caros. Têm sua formulação baseada em carne de frango, ovelha, peru… Porém, realmente carne, ou resíduos de abatedouro, como digestas de frango por exemplo. Tais ingredientes, de origem animal, têm maior digestibilidade, ou seja, o trato digestivo canino tem menos “trabalho” para metabolizá-los. Esta é outra característica das rações premium, como a digestibilidade é maior, o consumo diário de ração é menor (o que ameniza o preço da ração). Promovem, ainda, uma vida mais saudável e reduzem o volume das fezes do animal. Os produtos classificados como Premium contém conservantes, corantes e palatabilizantes.

Ração Super Premiumqual-a-melhor-rac3a7c3a3oSão rações balanceadas com composição ideal para os animais. Elas são produzidas com 100% de proteína animal, que tem maior digestibilidade. Como dito anteriormente, a digestão, absorção e utilização da proteína de carne animal é muito melhor do que das proteínas vegetais. Quanto melhor a digestibilidade, mais fácil a assimilação. Outra vantagem das super premium é que elas utilizam conservantes naturais, não contém corantes e palatabilizantes (substâncias que deixam o alimento com gosto mais apreciado pelos cães e gatos).

Não mencionei marcas porquê acredito que muitas são boas, o que nos cabe é observar os componentes da mesma, observar o pelo, as fezes e o hálito. Se uma marca que não é muito recomendada (veterinários, donos de Pets Shop e amigos vão muito por propagandas, cuidado e não seja você também mais um), mas tem boa matéria prima e tem aparentado um bom resultado observado nas fezes, hálito, peso e energia do seu animal, deve sim ser utilizada, pois pode lhe ajudar a ter uma boa economia com qualidade igual ou superior aquela marca por vezes, indicada.

2 comentários em “Ração comum, premium ou super premium?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.